domingo, 13 de setembro de 2015

ESCOLA E DIRED JÁ TÊM O JOVEM SENADOR 2015 ESCOLHIDOS

Ingrid Caroline: vencedora escolar e regional
           Em sua 8ª edição, há quatro meses o Concurso de Redação do Senado Federal esteve aberto a alunos do Ensino Médio que desejassem participar. Em nossa escola, o concurso é sempre trabalhado pelo Professor de Português das últimas séries, que abordam a temática com os seus alunos de 2º e 3º anos e os estimulam a participar do certame.
O tema deste ano foi “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”, e dentre todas as redações inscritas da etapa escolar, a grande vencedora foi a da aluna Ingrid Caroline, do 3º ano “A”. Em 2º e 3º lugares, respectivamente, ficaram Clécio Bruno e Joelson Queiróz, ambos do 3º ano “B”. Além dos três primeiros colados, todos os alunos que participaram do concurso receberam certificados de participação e medalhas.
As redações dos três alunos vencedores desta etapa foram encaminhadas para a 7ª Dired, que tinha a missão de escolher as três representantes da regional para serem enviados à seletiva estadual. De acordo com a técnica da Dired, Suely Rocha, dentre as três redações escolhidas por aquele órgão para representar a regional estão a de Ingrid Caroline (1º lugar) e a de Clécio Bruno (2º lugar), ao lado de uma terceira da cidade de Japi. Este resultado nos deixa muito envaidecidos, considerando que a 7ª Dired possui onze escolas de Ensino Médio e todas estavam aptas e foram convidadas a participar.
Após concluídas as seletivas estadual e regional, as redações dos nossos alunos seguiram agora para a seletiva estadual que escolherá três textos vencedores do RN e os encaminhará para o Senado Federal, onde uma comissão de avaliadores decidirá qual será o texto vencedor que dará a um estudante de nosso Estado o título de Senador Jovem e o levará a Brasília, em novembro.
 
Alunos participantes são premiados
Os alunos do 3º ano B com o professor orientador


HISTÓRICO DO CONCURSO

             O Concurso de Redação do Senado é aberto a alunos de todas as escolas públicas de ensino médio do Brasil e podem se inscrever no certame estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano e tenham entre 16 e 19 anos.
        Este é o quinto ano consecutivo que alunos da nossa Escola participam do certame. Nos anos de 2011 e 2012 a aluna Marizângela Lima foi a campeã da etapa escolar e ficou entre as finalistas estaduais. Em 2013, o aluno Eduardo Macedo repetiu o mesmo feito. No ano passado, o aluno Jonatan Tavares também ficou entre os finalistas da etapa estadual.
          Com o texto "O povo tem vez e voz", este ano a aluna Ingrid Caroline arrebatou a preferência das comissões julgadoras escolar e regional e trabalhou brilhantemente em seu texto como os parlamentares e eleitores podem garantir uma democracia de fato cidadã; o que era justamente o que o tema pedia. 
       Toda a Escola está na torcida, afinal este é o único título que a instituição ainda não possui.




Nenhum comentário: